logo

Apresentação – Obras de Raimundo Girão em PDF

  • PDF

Nesta seção:

Apresentamos seis das principais obras de Raimundo Girão, em PDF. Presentemente estamos providenciando a cópia das outras obras que serão acrescentadas paulatinamente neste espaço do Site

Livros:

aabolicaodoceara

A Abolição do Ceará

Obra clássica da Historiografia Cearense, faz estudo pormenorizado do movimento abolicionista do Ceará. Mostra, com sólida análise e sem ufanismo superficial, porque o nosso Estado foi o pioneiro na libertação de seus escravos em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. Este estudo historiográfico consta com quatro edições.

.

Visualizar PDF

Baixar PDF


acidadedopajeu

A Cidade do Pajeú

Obra de leitura indispensável para o entendimento da polêmica em torno das origens da cidade de Fortaleza e seu fundador o holandês Matias Beck. O Autor trás argumentação irrefutável até os nossos dias

.
.

Visualizar PDF

Baixar PDF


evolucaohistorica

Evolução Histórica Cearense

A mais completa síntese da História do Ceará, em 445 páginas. Escrito em fins da década de 1950, curiosamente somente veio à lume quase trinta anos depois, com atualização indispensável, em edição do Banco do Nordeste do Brasil, em 1986.

.

geografiaestetica

Geografia Estética de Fortaleza

Considerada pela crítica especializada como o mais abrangente e bem escrito tratado sobre a evolução histórica de Fortaleza, sob os mais variados aspectos. Publicada pela primeira vez em 1959, conta esta obra com três edições subsequentes.

.


palestinaumaagulha

Palestina uma Agulha e as Saudades

Livro de memórias de Raimundo Girão, escrito em 1970.

.

"É uma peça literária de muita valia. (...) Girão pretendeu, e alcançou sem dúvida, mostrar aos pósteros como se conduzir na vida sem arranhões, perdoando, aceitando, renunciando e, acima de tudo, amando muito, porque a Palestina, não ha como negar ‘é uma bela lição de amor’ “. (Blanchard Girão no Correio do Ceará, ed. de 31/3/73)..

Visualizar PDF

Baixar PDF


pequenahistoriadoceara

Pequena História do Ceará

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO:

...“É bem livro de maturidade, de meio dia mental, alto, claro, harmonioso. Sente-se o autor dono de sua técnica, senhor das fontes, fixando o que pensa, manejando um vocabulário dúctil e plástico, numa delícia de fixação verbal, oportuna e justa. Acompanha-se V. na viagem através da quarta dimensão cearense, vendo a terra povoar-se, estender-se, nascer o curral de gado, a casa da fazenda, a capela, po­voado, vila e cidade. E a massa humana se desloca, natural, da pan­cada do mar ao interior, batendo a indiada, erguendo o arraial, crian­do o município, fazendo política, poesia, eloquência, todas as for­mas da atividade cerebral. Da Capitania segue-se o desdobramento para a Província e depois o Estado. E tudo evocado corn nitidez, com um estilo ágil e serelepe, que dá gosto ler e deve reler. Um livro ótimo, seu Girão! História para divulgar-se, para aprender-se num sentido do geral, da aproximação humana, do contágio social, e as­sim, como V. fez, com inteligência, gosto e vontade cearense, sinôni­mo insuperável de vitória.”... (Carta de Natal, em 27/2/54).

Visualizar PDF

Baixar PDF


Você está aqui: Obra Obras de Raimundo Girão em PDF Apresentação – Obras de Raimundo Girão em PDF