logo

A fundação de Fortaleza - a polêmica Matias Beck x Soares Moreno

  • PDF

A fundação de Fortaleza

- um resumo sobre a polêmica Matias Beck X Soares Moreno, acerca da fundação da cidade de Fortaleza, extraídos de livros de Raimundo Girão e de depoimentos neles contidos, escritos por outros estudiosos.

A fundação de Fortaleza - a polêmica Matias Beck x Soares Moreno

(Resumo sobre a fundação de Fortaleza e da polêmica Matias Beck X Soares Moreno, extraída de livros de Raimundo Girão e de depoimentos neles contidos, escritos por outros estudiosos )

  • Em 1935, Lauro Ruiz de Andrade escreveu um pequeno estudo – "As minas de prata de Matias Beck" em que observou: "Foi Matias Beck quem edificou os primeiros edifícios de Fortaleza. Se a capitania do Ceará nasceu do Forte São Sebastião, a Capital teve a sua célula inicial no primitivo Forte Shoonenborch, mais tarde chamado simplesmente Forte, nome da povoação de índios à margem do Pajeú".
  • Sem conhecer este estudo, em 1945, Raimundo Girão, mal começava as suas peregrinações históricas e publica a plaqueta Cidade da Fortaleza (Filmagem Histórica), chega praticamente às mesmas conclusões e conclui "... Talvez porque ainda se recalque no espírito nacional inconsciente prevenção contra os neerlandeses, tidos ao tempo da invasão como inimigos da pátria, à individualidade de Matias Beck não se tenha tributado a homenagem que merece..."
  • Raimundo Girão "No Correio do Ceará, em 1950, publica artigo mais minucioso com as mesmas conclusões..."
  • Gustavo Barroso, na Revista O Cruzeiro, ed. de 21.03.1951, concordou plenamente com a sugestão: “... Manda a razão e a lógica que eu apóie a tese de Raimundo Girão, de que foi o Capitão holandês Matias Beck o verdadeiro fundador de minha cidade natal ..."
  • Luis da Câmara Cascudo, em 1956 na sua "Geografia do Brasil Holandês: "... começando (a construção do forte) a 9 termina a 22 de abril (1649) chamando-a forte Shoonenborch, ao redor do qual nasceria a verdadeira e atual cidade.." e em nota de rodapé , acrescenta o mestre de Natal : "...O Forte Shoonenborch no Ceará foi realmente o elemento de fixação da posterior cidade de Fortaleza...".
  • José Aurélio Câmara na "Rev. do Instituto do Ceará, v 70.p.19, nota 33" afirma: " Deve-se ao ilustre historiador cearense Raimundo Girão, o haver demonstrado em lógica e brilhante argumentação ser o holandês Matias Beck o verdadeiro e indiscutível fundador da cidade de Fortaleza.
  • Raimundo Girão "Assim tão bem apoiada, nunca a proposição sofreu contradita passando a ser repetida inclusive em livros meus publicados em datas posteriores: "Pequena História do Ceará" (1955) e Geografia Estética de Fortaleza (1959)."
  • Raimundo Girão estando a exercer as funções de Secretário Municipal de Urbanismo, autorizado pela Câmara Municipal de Fortaleza, nomeou Comissão para rever a nomenclatura das ruas de Fortaleza. Em trabalho demorado e afanoso a comissão sugeriu entre muitíssimas outras coisas, denominar avenida e praças da cidade com nomes como Av. Soares Moreno, Av. Matias Beck, Praça 20 de Janeiro, Praça 10 de Abril, homenageando respectivamente: o fundador do Ceará, o fundador de Fortaleza, a data da construção do Forte de São Sebastião por Soares Moreno, a data da construção do Forte Shoonenborch, por Matias Beck.
  • Raimundo Girão na "Palestina Uma agulha e as Saudades" (1972): " À favor da tese Matias Beck , pronunciaram-se, eruditamente, os grandes valores dos estudos de nossa História – Tomás Pompeu Sobrinho, Gustavo Barroso, Câmara Cascudo, José Gonsalves de Melo, Gen. Carlos Studart Filho, José Aurélio Câmara, Cruz Filho , Hugo Catunda, Pe. Antônio Gomes, Dr. Monteiro de Moreis e muitos outros, e isto bastaria para que o assunto não descesse ao campo escuso da raiva." ...
  • Raimundo Girão na "Palestina Uma agulha e as Saudades" (1972): " Contra (a tese ) vieram à liça alguns pretorianos mais evidentes do nosso catolicismo, quase todos restritos a colaboração do jornal O Nordeste, órgão da imprensa católica, infelizmente desaparecido. Matias Beck contra a dignidade de um povo foi o slogan, bandeira da reação que encheu a folha dirigida pelo Dr. Andrade Furtado. O holandês era um herege, um monstro, calvinista da mais baixa espécie, excomungado, um réprobo e como tal não, nunca poderia ser homenageado como fundador da urbe que vive sob a proteção de Nossa Senhora. Não se procurava, nunca se procurou discutir o fato histórico e sim convencer da heresia, da monstruosidade d capitão flamengo. Verdadeira guerra santa. Fui apontado como católico de má felpa, inovador barato.Temi ser queimado na fogueira da intransigência." ...
  • José Aurélio Câmara in Em defesa do Holandês, O Povo, ed. de 11.11.1960 "Os que se recusaram a aceitar o chefe holandês como fundador da cidade de Fortaleza, , agindo mais pelo sentimento que pelo raciocínio, fundamentaram sua objeção em argumentos dos quais os principais são:
    • Matias Beck não teve a intenção de montar uma cidade;
    • Para a Construção do Forte Schoonenborch, foram trazidos materiais do fortim da Barra do Ceará;
    • Matias Beck era delegado de uma companhia estrangeira que exercia no Brasil atos de pirataria

“Nenhum dos três argumentos pode ou deve ser levado a sério, tal a sua inconsistência."

“Em primeiro lugar cumpre assinalar que são raríssimas as cidades como Brasília, que foram deliberadamente fundadas. O fenômeno é moderno, pois o que se nota no passado histórico é que as cidades nascem e crescem em torno de um acidente geográfico dominante como um porto natural, ou em torno de uma realização humana como uma fortificação, um a igreja".

"O segundo argumento ainda se revela mais frágil. O Fortim de Soares Moreno transformou-se em 1637 em presa de guerra dos Holandeses. [...] Dele e do seu material poderiam fazer o uso que bem lhes aprouvesse. Deixaria do Schoonenborch de ser uma fortificação flamenga por ser parte de suas telhas ou dos seus tijolos de fabricação portuguesa?"

"Resta examinar a condição de pirata atribuída a Matias Beck. Ora, nenhum historiador, pode se dar ao luxo de selecionar personagens no grande drama da história. Temos que aceitar os fatos sem tugir nem mugir. O fato de ser Beck um aventureiro ou pirata pode não ser agradável, mas não valida suas realizações. O que é a história, sobre certos aspectos a história da humanidade, senão uma longa tradição de pirataria ? O que foi a epopéia brilhante dos descobrimentos senão uma sucessão de atos predatórios ? Veja-se o que fez Hermano Cortez no México e Vasco da Gama nas Índias " [...] " Cumpre não esquecer ainda que a conduta da Holanda naquela conjuntura histórica tinha boa parcela de justificação . Era um aspecto da luta universal do comércio livre contra o monopólio. . Desde que o Papa espanhol Alexandre VI, através de três bulas, dividira a terra entre os reis cristãos de Portugal e Espanha, que uma onda de inconformismo varreu as nações da Europa. Um rei francês dizia com espírito nunca ter lido a verba testamentária em que Adão legava o mundo aos espanhóis e portugueses..."

  • O Verdadeiro Perfil de Matias Beck "Mas quem foi este Beck que alguns conspícuos escritores cearenses não se cansam de malsinar impiedosamente sem caridade. Um celerado, facínora, cruel assassino, pirata? Absolutamente não. Ao contrário, como demonstra à saciedade Girão, foi um calvinista holandês, profundamente religioso e humano, caridoso, honesto e compreensivo. (...) Chega-se, entretanto a atribuir a Beck epítetos extravagantes: "um homem de ferro, de matar ou morrer, de incendiar e de depredar, de destruir e desaparecer." O máximo das qualidades negativas. Felizmente opostas às positivas que exortavam a sua personalidade. Basta como modelo deste aspecto humano, o trecho do seu "Diário", quando aconselha o chefe potiguara Amaniju-pitanga , o algodão vermelho, a não cometer a solerte traição que projetara para destruir, sob a carga das amizades, os tapuias Cuaanaceaçu, seus mortais inimigos. Diz-lhe Beck que ele e seus subordinados eram cristãos e como tal sob a capa da amizade, "não se permite ofender ou matar alguém" (Thomaz Pompeu Sobrinho no prefácio de A Cidade do Pajeú ).

Raimundo Girão, in A Cidade do Pajeú "A verdade é que Matias Beck era hábil, tinha coragem e alta qualificação funcional no governo holandês no Brasil.

Comandante do Regimento dos Burgueses, deputado à Câmara dos Escabinos do Recife, agremiação que se assemelhava às Câmaras Municipais portuguesas no Brasil, cujos membros eram recrutados entre os "repúblicos" ou homens bons, mais respeitáveis da localidade."

  • José Antônio Gonsalves de Melo notável historiador pernambucano, em carta a Raimundo Girão datada de 24 de julho de 1962, escreve "Saído do Brasil, (Beck) fixou-se um Curaçao (possessão holandesa desde 1634), tendo servido em princípio como Vice-Governador da Colônia sob as ordens de nada menos que Pieter Stuyyesant. De 1659 a 1668 foi Governador com fraca interrupção em 1664."
  • Raimundo Girão na "Palestina uma Agulha e as Saudades" (1972): "Entre os opositores do execrado filho da Holanda, salientava-se Ismael Pordeus, Secretário de Educação da Prefeitura. Nele passaram a escorar-se os que menos afeitos aos acontecimentos do Ceará colonial, não dispunham de base para discussão mais profunda. Pesquisador desses que se enterram nos arquivos e encontram uma gripe e o documento, foi chamado com insistência a engrossas o esquadrão da Fé periclitante. Esforçou-se muito, mas desgraçadamente a morte o levou, sem que pudesse fornecer as provas desejadas."
  • Raimundo Girão na "Palestina, uma Agulha e as Saudades" (1972): "Quero deixar claro que entre mim e Ismael nada se deu que viesse quebrar a nossa antiga cordialidade. Mera divergência de parecer não o autorizaria. Nem mesmo a troca de artigos de jornal houve, pois que não me lembro de ter lido nenhum trabalho dele sobre o caso, senão notícias, quase sempre tendenciosas, quanto às suas atividades de pesquisador. Digo-o sinceramente e referencio a sua memória com toda a lealdade."
  • Raimundo Girão na "Palestina uma Agulha e as Saudades" (1972) "À nova Secretaria de Urbanismo, se lhes tivesse dado maiores recursos financeiros teria sido mais positiva: o rogo, a mão estirada era o meio, direi humilhante de arrancar dinheiro da Secretaria de Finanças onde ninguém se entendia. Diante disso e por não agüentar semelhante confusão, o caminho que divisei foi o de exonerar-me, um ano antes de terminar o tempo da gestão.

"Não o fiz - com se propalou – porque tivesse atrito com o Prefeito, em conseqüência de minha posição de defensor da tese de revisionismo histórico que procura mostrar ter sito Matias Beck o fundador da fortificação em redor da qual se formou a capital cearense. A exoneração, isto sim, resultava de não mais poder respirar o clima de incoerência que invadia a Prefeitura. Não havia condições para permanecer ali, assim tomado de constrangimentos."

  • Raimundo Girão em entrevista a Nertan Macedo (Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, (11.11.1962): “Os que investiram contra Beck, todavia confinaram-se ao terreno religioso. Dela, da polêmica procurei não participar. Preferi escrever um livro "Matias Beck - Fundador de Fortaleza" (1961) no qual a documentação falasse mais do que o comentário de jornal. O livro foi prefaciado por alguém muito insuspeito e sábio, o Dr. Thomaz Pompeu Sobrinho. Depois que os portugueses retomaram o Ceará (1654) mudaram o nome de Schoonenborch holandês, em torno do qual nascera e se desenvolvera Fortaleza,para Nossa Senhora da Assunção. Aí sim, a cidade a tomou sua fisionomia católica e lusitana."
  • Em 1982, Raimundo Girão lança "A Cidade do Pajeú", com o qual considera definitivamente encerrada a polêmica.
  • Edigar de Alencar – (O Povo ed. de 29.07.1984 sobre A Cidade do Pajeú ) "Raimundo Girão junta em "A Cidade do Pajeú" um dos livros mais interessantes da historiografia cearense, opiniões, depoimentos e conceitos que não podem sofrer contraditado mais obdurado e acirrado defensor da corrente contrária. Seu livro de agora, de que consta além de argumentação precisa e inconteste o prefácio de Thomaz Pompeu Sobrinho, os artigos de Gustavo Barroso, Luis da Câmara Cascudo, Cruz Filho e outros, encerra definitivamente o assunto. Questão decidida.

Por outro lado tão frágeis são os argumentos da corrente opositora que até espanta terem conseguido prolongar a perlenga até hoje. Infelizmente a maioria dos contrários a Matias Beck demonstra a par da fragilidade de seus conceitos (ou preconceitos), uma estreiteza de visão que provoca animosidade contra o holandês raiando pela insensibilidade e o rancor. [...] O fato é que não servem à história homens respeitáveis que não conseguem sofrear suas ideologias ou crenças para salvaguarda da verdade. Não creio que o obscurantismo religioso ou a volúpia de contestar, ainda agora, depois do livro indestrutível de Raimundo Girão, atire pedras em Matias Beck, o autêntico fundador de Fortaleza, a cidade amada de todos nós"

Você está aqui: Girão e as polêmicas A fundação de Fortaleza